Pular para o conteúdo principal

Caridade, Umbanda e Ubuntu!

 Começo esse texto dizendo sobre a importância da caridade.

 foto: @amoratutti

Não sabemos ao certo até que ponto o "ajudar" pode ser de nossa atitude. 

Até onde eu posso ajudar? Não atrapalharei minha própria evolução? Ajudar muito não é se perder demais, deixando a si?

Pois bem, a importância da caridade e do bem ao próximo estão ligadas. Mas também estão ligadas a nós, ao nosso interior. Logo, quando dizemos sobre o nosso eu, podemos fazer ligação ao nosso espírito, a nossa religião. Como exemplo, a Umbanda, que surgiu no Brasil por volta do século XX. Aliás, na religião seja ela qual for, o coletivo está presente na forma da caridade. Quando algo é feito ao coletivo e move as pessoas para ser feito uma caridade e/ou uma ajuda, alguma coisa a mais é transformada. É possível entender que da pra ser feito. Porque não utilizar uma igreja ou um terreiro como ponto de arrecadação de doações e até mesmo ser feita as doações a partir de um coletivo desse lugar? 

A Umbanda e a caridade podem, e muitas vezes é dito, que DEVEM andar juntas, pois a Umbanda, pode ser definida como uma manifestação do nosso próprio espírito para fazer a prática da caridade. Colocarmos em prática o amor ao próximo e ainda sim estaremos utilizando de algo espiritual para nós mesmos. 

Outra linha de pensamento sobre a caridade são os pensamentos e crenças de origem africana. Você já ouviu falar em Ubuntu? A palavra ou termo Ubuntu, como assim preferir, quer explicar sobre o outro, sobre como o humano pode ser com o outro, aceitar e acolher ao próximo. 

O nome Ubuntu surgiu de uma antiga lenda africana que conta a história de um antropólogo, que ao visitar um povoado, organizou uma brincadeira com as crianças, colocou um cesto de frutas próximo à uma árvores e lançou o desafio: "Quem chegar primeiro até à árvore ficará com todas as frutas!

Mas, surpreendentemente, quando ele deu o sinal, todas as crianças deram as mãos e começaram a correr juntas até o cesto, chegando juntas, todas puderam saborear as frutas.

Espantado o antropólogo perguntou por que tinham feito isso e eles responderam:

- "Ubuntu". Como um de nós poderia ficar feliz se o resto estivesse triste?

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa: sou quem sou porque somos todos nós.

É através dessa lenda que algo pode transformar. E ao entender que o amor e a solidariedade podem andar juntas e muitas vezes é cultuado essa ação dentro do religioso, podemos entender a importância da ação do coletivo, seja doando, seja arrecadando doações, seja compartilhando ou só enviando boas energias e bons pensamentos para quem precisa. 

Ubuntu e Axé para você, leitor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deixar levar

Fonte: http://simpleseprospero.blogspot.com.br/ A que ponto chega um sonho? A real pergunta é onde podemos chegar por um sonho? Sonho vale a pena? Seria  só  sonho? Perguntas são inevitáveis quando tratamos de algo tão particular, até porque o que é importante pra mim pode não ser pra você, pra ele nem pra ela. O foco em si não é o mesmo, mas o todo do sonho e da realização dele, na maioria das vezes, é único. É aquela coisa de: até onde posso ir e até onde vale a pena o que é importante pra mim. Como a gente sabe o que é importante pra gente? Na base dessas incertezas, o que se imagina ser essencial é o necessário pra ser almejado e porquê daquilo ser um sonho. Talvez começando por tirar da cabeça que o sonho é só sonho e transformá-lo em algo planejável, em realmente um projeto. Até onde se iria por um desejo se não sabemos nem se é concreto, muito menos qual a mínima chance de dar certo. É  certo  se deixar levar...

E lembrar que eu pensei em desistir...

Vai fazer quatro anos que o Amor à Tutti existe. É muito doido pensar nessa trajetória, porque muita coisa aconteceu. Eu escolhi tocar esse projeto sozinha e foi a melhor decisão que tomei, mas quase desisti. É doido como com pouco a gente pode transformar muito. Parece balela o que eu tô fazendo aqui, mas eu quero de fato deixar registrado o que é tão bonito. As vezes acho que não faço mais que minha obrigação, as vezes acho que faço pouco pra tanta gente que precisa, pra tanta criança que quer e precisa de carinho e atenção. E logo depois desse pensamento vem meu amigos maravilhosos e me lembram que o que eu faço, junto a eles na maioria, é lindo. É suficiente. Pode ser mais, podemos crescer quanto projeto, mas hoje, é muito! foto: @amoratutti Ontem aconteceu o aniversário do Vitor Hugo de 3 anos. Eu não conheço ao certo a trajetória do Vitor, mas me tocou muito ver a evolução dele. Em janeiro, quando fizemos outro aniversário na Saica, ele sequer falava com os voluntários nem comigo